segunda-feira, 11 de maio de 2009

Atrofia Cutânea Linear (Estrias)

Elas são classificadas como atrofia decorrente de vários fatores. Essa atrofia causa uma diminuição na espessura da pele, decorrente da diminuição do número e volume de seus elementos (melanócitos, capilares sanguíneos, receptores de sensibilidade, colágenos, elastina, proteínas ...)
Além de serem esteticamente desagradáveis aos olhos, elas causam problemas emocionais, prejudicando a auto-estima das pessoas. Entre as causas das estrias podemos citar:
· Fato genético: vem lá das antigas, é predisposição genética. · Fator mecânico: o engorda e emagrece, puxa e estica, entende? · Fator endócrino: Alterações hormonais como os corticóides. · Fator infeccioso: febre reumática, hanseríase...provocam danos nas fibras de elastina.
No início elas aparecem vermelhinhas, depois vão ficando branquinhas e depois nacaradas, com 1mm ou mais de largura, isso depende de cada pessoa.
Os locais mais acometidos: Glúteos, flancos, abdome, seios, costas, coxas e braços. Observados em indivíduos: Obesos, pós gravidez, síndromes de Cushing e Marfan, uso de cortisona, distúrbios supra-renais, infecções agudas, musculação em excesso, estresse.
O bom disso tudo que existem vários tipos de tratamentos que auxiliam na atenuação das estrias. Hoje não existe cura para as estrias, nenhum tratamento é 100%. Algumas são 30%, outros 50%, outros 80%...O objetivo de cada tratamento é amenizar a aparência das estrias, o que leva a muita insatisfação com quem tem.
Realizo o tratamento com a eletroterapia-microgalvanopuntura é um recurso fisioterapêutico com objetivo de causar inflação aguda nas estrias através de estímulos físicos com agulha menor que 1 mm superficialmente, juntamente com a corrente contínua, regenerando assim as estrias.
O resultado será um nivelamento das estrias, alteração na cor, ou seja, não ficará branca, ficará da cor da sua pele, diminuição da largura das estrias, levando uma grande satisfação do paciente. Para o tratamento das estrias, só tem um probleminha, na poderá tomar banho de sol, durante o tratamento, nem usar cremes ou medicamentos antiinflamatórios, descongestionantes ou cicatrizantes, nem gelo no local.
Pessoas com diabetes, hemofílicos, síndrome de cushing, propensão a quelóides, psoríase, pós parto imediato, uso de antiinflamatórios, são contra indicados para o tratamento com microgalvanopuntura.

3 comentários:

  1. Proponho a tecnica de TSR que elimina 100% as estrias. Caso deseje, pode ir na home http://www.estheticenter.com.br e clicar em mídia onde aparecerá reportagens, inclusive as que sairam na REvista Pástica & Beleza onde fala na integra sobre o tratamento que é patenteado e cientificamente comprovado.
    abraços, Dra. Kátia Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber se tem algum medicamento para vermelhidão e irritação no rosto. Minha mae usa a pomada Topison (furoato de Mometasona)para minizar uma irritação, so q depois de usar a tal pomada a irritação so tem aumentado. No aguardo d sua resposta.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabiana, gostaria de sabe se há outros tratamentos p estrias além de microgalvanopuntura.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir