sábado, 9 de maio de 2009

Fibro Edema Gelóide (Celulite)

O que seriam as benditas celulites que incomodam tanto a gente? Essas "amiguinhas" são alterações nos tecidos cutâneo e subcutâneo por consequências endócrinas, metabólicas e/ou circulatórias. As alterações nos tecidos não ficam nada bonito, primeiro as alterações na derme na microcirculação vão gerando edemas, ou seja, incham, e depois formam nódulos (fibroses) nos locais formando depressões, com aspecto de casca de laranja.
Devido as alterações escleróticas, muitas pessoas podem sentir dores no local da celulite. Isso explica também a diminuição da circulação local. Sinta na pele com celulite e você perceberá que ela é mais fria que outra área do corpo. Isso resulta área com baixa circulação sanguínea.
Ai ai ai, vamos ver agora o grau de celulite. Será que alguma de vocês encaixa nessa classificação?
Grau 1:Olhando não se vê nada, mas quando aperta ou contrai a musculatura...aparece umas bolinhas....Essa fase é tranquila.
Grau 2: Só de olhar, já ver as benditas bolinhas. Umas mais visíveis outras menos...Quando contrai ou aperta...ai realçam mais ainda. Algumas pessoas já sentem alteração na sensibilidade. Pra quem esta nessa classificação, tenho uma dica, se elas forem mais localizadas no bumbum, é só deitar de costas que elas desaparecem :) Quando você ver alguém na praia só deitada e não levanta nunca, pode saber que ela já sabe dessa dica :)
Grau 3:Essa é bem complicada, já não consegue esconder deitada, aparece em qualquer posição. Sente dor quando aperta, é fria a região e tem aspecto de nozes.
Podem ficar tranquilas, existem tratamentos para todas, só que para algumas vão ser mais demorados. Para que o resultado tenha mais eficiência vão aí algumas dicas importantíssimas.
Salto alto: Meninas, quando a gente usa o saltão que adoramos, ele diminui nosso retorno sanguíneo, com isso as benditas aparecem. A nossa panturrilha é chamada de segundo coração, sabem por quê? Quando andamos, essa musculatura contrai e joga o sangue de volta pro coração bombear, ou seja, ele é importantíssimo para o nosso retorno venoso. Então a dica é evitar usar muito o salto alto.
Roupa justa: Aquela calça jeans maravilhosa que você viu na Zoomp. Esquece, além de cara vai te dar bolinhas no bumbum. As roupas justas comprimem a pele, impedindo a circulação. Tem tantos vestidinhos lindos por aí. A dica é evitar calças justas, prefiram as de lycra e mais folgadinhas.
Sedentarismo: Nem preciso falar muito o porquê né mesmo?Vamos fazer uma caminhadinha no calçadão de Camburi.
Fumar: Que coisa feia..quem faz isso sabe que é ruim, mas não consegue largar o vício? Procura um especialista para te ajudar. Ele causa tantas consequências físicas como funcionais ao seu corpo.
Anticoncepcional: Essa eu acho que é a mais complicada. A maioria das mulheres que não querem ter bebê usa ATC. Elas causam enrijecimento das artérias e vasos, consequentemente, geram deficiências circulatórias e ai já sabem quem vem junto né?
O bom disso tudo é que temos tratamento fisioterapêutico para os seus problemas. Aí vêm alguns que eu realizo.
Ultra Som (Fonoforese): Ele tem o poder de permear o cosmético indicado para celulite. Além disso, ele aumenta a circulação local, estende as fibras de colágeno e aumenta as propriedades mecânicas do tecido. Isso é muito bom! São associados com outros tratamentos.
Massagem: Aumenta o fluxo sanguíneo, relaxamento muscular, melhora a troca de substâncias entre as células, alívio de dores, auxilia na penetração de cosméticos, por mecanismos vaso reflexos melhora as trocas iônicas produzindo sedação, por isso que todo mundo adora uma massagenzinha.
Corrente Russa: As contrações musculares, o aumento da circulação sanguínea e linfática, melhoram o trofismo dos tecidos. A contração e o relaxamento servem como bombas sobre os vasos sanguíneos e linfáticos, aumentando a circulação, melhorando os aspectos das celulites. Normalmente são associados a outros tipos de tratamentos.
Drenagem Linfática Manual ou mecânica: Aumenta o fluxo da linfa, diminuindo aquele inchaço que incomoda tanto a gente. Drena o excesso de líquidos que estão acumulados, mantendo os equilíbrios entre as pressões hidrostáticas e tissulares, assim como eliminação de dejetos "toxinas" provenientes das células metabolizadas.
Corrente Galvânica (Iontoforese): Com produtos ionizados com pólo positivos e negativos específicos para esse tipo de tratamento. Utilizamos essa corrente para despolimerizar o produto para dentro da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário